Estrategia e Estrutura Organizacional Divisional
I.INTRODUÇÃO
O presente trabalho ira debruçar em torno do tema: Estratégia e
Estrutura Organizacional Divisória, que se enquadra na cadeira de Estratégia
Empresarial II.
A estrutura organizacional é o elemento fundamental para que uma empresa
mantenha o foco nos seus objetivos. A missão, a visão, os valores e as
estratégias de mercado servirão de base para a formulação da estrutura. Estrutura
organizacional é o conjunto ordenador de responsabilidades, autoridades,
comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Está
diretamente relacionada à sua estratégia, que envolve aspectos físicos,
humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
O trabalho esta dividido em tres períodos, a saber, o primeiro que é a
parte introdutória do mesmo, o segundo que aborda o marco teórico e o terceiro
que apresenta as conclusões da autora.
2.1.Conceitos
2.1.1.Estruturas organizacionais
A
estrutura organizacional é o elemento fundamental para que uma empresa
mantenha o foco nos seus objetivos. A missão, a visão, os valores e as estratégias
de mercado servirão de base para a formulação da estrutura. Estrutura
organizacional é o conjunto ordenador de responsabilidades, autoridades,
comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.
Está diretamente relacionada à sua estratégia, que envolve aspectos
físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
Este tipo
de estrutura dentro de uma empresa é um sistema usado para definir a hierarquia
que irá formá-la. E através da organização cada atividade e função são
identificados, definindo a quem cada um deverá relatar, além de outros aspectos
humanos, financeiros, administrativos, etc.
Essa
estrutura é desenvolvida para estabelecer como uma organização opera para
alcançar os seus objetivos e para permitir o crescimento futuro. A
representação gráfica da estrutura organizacional é chamada de organograma.
A Estrutura Organizacional, nada mais é do que a forma
como as pessoas estão dispostas dentro da empresa com a divisão por setores,
delegação de tarefas e o provimento de cargos. Ter uma estrutura organizacional
é de fundamental importância para que a empresa mantenha o foco nos seus
objetivos, pois assim é possível verificar, mais amplamente, como os recursos
estão distribuídos pelas áreas, facilitando a formulação de estratégias para
melhor alcançar tais objetivos.
2.1.2.Estrutura Organizacional Divisional
Este tipo de estrutura é constituído por divisões separadas e
autossuficientes responsáveis por produzir um produto ou serviço específicos.
Como cada divisão é criada para atender um determinado mercado e comporta
todas as funções operacionais necessárias para desenvolver o produto ou serviço
estabelecido, não é necessário coordenar suas atividades com as de outra
divisão, sendo assim elas tem autonomia para tomada de decisão que diz respeito
as suas próprias operações, no entanto, a sede não deixa de controlar os
resultados obtidos por cada uma das divisões.
2.1.2.1.Vantagens e Desvantagens da estrutura Divisional
Como vantagens, temos:
·
Maior
autonomia e responsabilidades para cada divisão, com a definição e
implementação das estratégias de negócios, permitindo uma resposta mais rápida
ao cliente;
·
Libera
o nível estratégico para dar maior atenção às tarefas relacionadas à estratégia
global da empresa;
·
Dá
ênfase ao controle de desempenho de cada divisão;
·
O
marketing é pensado de acordo com o mercado de atuação de cada unidade.
Podemos destacar como
desvantagens:
·
Aumento
de custos, pois para cada unidade será necessário recursos próprios, podendo
haver mais de um especialista funcional dentro da organização;
·
Pode
haver problemas de controle, com o aumento da autoridade dos gestores;
·
Potencial
aparecimento de políticas inconsistentes entre as divisões;
·
Supervalorização
dos resultados a curto prazo, devido a pressão imposta sobre os gestores e no
seu desempenho.
A estrutura divisional deve ser estruturada de modo a atender seus
objetivos mais eficientemente e eficazmente, desta forma ela pode ser por:
Produtos ou serviços – é a estrutura de uma organização que comercializa
diversos produtos ou serviços, onde uma UEN (Unidade Estratégica de Negócios) é
responsável pelo desenvolvimento de apenas um único produto ou prestação de um
serviço. O foco é específico e a qualidade acaba sendo superior, a coordenação
mais eficiente, inovações mais facilmente implantadas, devido a todos da UEN
ter o mesmo objetivo.
Região Geográfica – permite que a empresa se adapte a região onde exerce
suas atividades. As estratégias de vendas e marketing são desenvolvidas de modo
a atender as características e costumes da região.
Processos – o departamento de produção é dividido por processos,
que consiste no conjunto de atividades, compostas por input, transformação e
output, e resultam em um produto ou serviço. Uma organização divisional estruturada
por processos agrupam as atividades para cumprir as etapas de um mesmo
processo. Cada trabalhador é especialista em sua função, tendo facilidade na
operação, tornando o processo mais rápido.
Projeto – São montadas equipes para atuar num projeto específico,
alocando profissionais, com base no resultado desejado, com características e
qualificações que agregam vantagens ao desenvolvimento do projeto. Esta
estrutura é flexível e mutável e a realização do trabalho é com foco total no
projeto, tendo prazos cumpridos com maior precisão. Apesar de ser uma ótima
estratégia, pode ocasionar na ociosidade ou demissão do funcionário quando não
estiver alocado em nenhum projeto.
Grupos de Clientes – os produtos ou serviços dessa estrutura são
desenvolvidos para determinado grupo de clientes, onde as características deles
são similares e as especificidades do produto são as mesmas. Assim a satisfação
do cliente é o principal objetivo. Uma vantagem desse tipo de organização é a
fidelização dos clientes.
Uma empresa no ramo alimentício é um exemplo de organização estruturada
divisionalmente por produtos. Onde na mesma empresa se produz vários produtos
com características, matérias-primas, processos, embalagens e demandas
diferentes, necessitando, assim, de um gerente para cada produto, uma proposta
de marketing específica para cada um, tendo seu foco voltado para algo
específico. Com esse modelo a empresa eleva a qualidade de seus produtos e a
coordenação é feita de forma mais eficiente.
2.1.3.Organigrama da Estrutura Divisional
Findo o trabalho, coonclui que a Estrutura Organizacional, nada mais é do
que a forma como as pessoas estão dispostas dentro da empresa com a divisão por
setores, delegação de tarefas e o provimento de cargos. Ter uma estrutura
organizacional é de fundamental importância para que a empresa mantenha o foco
nos seus objetivos, pois assim é possível verificar, mais amplamente, como os
recursos estão distribuídos pelas áreas, facilitando a formulação de
estratégias para melhor alcançar tais objetivos.
Concluí também que Este tipo de estrutura é constituído por divisões
separadas e autossuficientes responsáveis por produzir um produto ou serviço
específicos.
4.
Referência Bibliográfica
IBC, Instituto Brasileiro
de Coaching, Estruturas organizacionais, Disponivel em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-os-tres-tipos-de-estruturas-organizacionais-existentes/,
acesso aos 02/02/2021;
UVAGP, Estrutura Organizacional Divisional, disponível em: https://uvagpclass.wordpress.com/2017/12/04/entenda-melhor-o-que-e-uma-estrutura-organizacional-divisional/,
acesso aos 02/02/2021.
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