Ambiente Geral das Organizações
Ambiente Geral das Organizações
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa resulta de uma pesquisa feita em torno do tema
Ambiente Geral das Organizações que se enquadra na
cadeira de Estratégia Empresarial 2.
O Ambiente pode ser considerado como todos os fatores que rodeiam
determinada organização, e pode abranger outras empresas e grupos sejam
internos ou externos, clientes, sociedade, população ao redor da empresa
comunidade, fornecedores, enfim, tudo que circunda determinado negócio está
ligado ao ambiente organizacional.
O trabalho esta dividido em tres períodos, a saber, o primeiro que é a
parte introdutória do mesmo, o segundo que aborda o marco teórico e o terceiro
que apresenta as conclusões da autora.
2.MARCO TEÓRICO
2.1.Conceitos
2.1.1.Ambiente Geral das Organizações
Pela palavra “ambiente” entendemos o ambiente ou as condições em que uma
determinada atividade é realizada. E sabemos que a organização é uma entidade
social que possui uma estrutura hierárquica na qual todos os itens necessários
são reunidos e atuam dentro dele para alcançar o objetivo coletivo. Assim, uma
empresa, ou uma organização de negócios está sempre sendo afetada pelo
ambiente.
2.1.2.Ambiente organizacional
O ambiente organizacional diz respeito a conjuntura de condições variadas,
tanto externas como internas de uma organização ou empresa e que possui a
capacidade de afetar o desempenho do empreendimento.
O Ambiente pode ser considerado como todos os fatores que rodeiam
determinada organização, e pode abranger outras empresas e grupos sejam internos
ou externos, clientes, sociedade, população ao redor da empresa comunidade,
fornecedores, enfim, tudo que circunda determinado negócio está ligado ao
ambiente organizacional.
Cada empreendimento tem seu conjunto de costumes e práticas que deve ser
difundido entre os colaboradores para buscar a melhor forma de se administrar.
Assim, o ambiente organizacional pode ser dividido das seguintes maneiras:
Ambiente externo: é a situação na qual as organizações existem e operam,
e é composto por elementos que são externos aos limites da organização.
Ambiente interno: é formado pelos, como trabalhadores, consultores,
administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e
instalações físicas.
2.1.3.Ambiente externo da organização
De uma forma simples, fator externo ou organizacional são os elementos do
ambiente externo. A organização não tem controle sobre como os elementos do
ambiente externo serão configurados e eles podem ser subdivididos em duas
camadas: o ambiente geral e o ambiente de tarefas.
2.1.3.1.O ambiente geral
O ambiente geral consiste em fatores que podem ter um efeito direto
imediato nas operações, mas influencia as atividades da empresa. As dimensões
do ambiente geral são amplas e não específicas, enquanto as dimensões do
ambiente de tarefas são compostas pela organização específica. Vamos ver os
elementos ou dimensões do ambiente geral:
2.1.3.2.Dimensão do ambiente Geral
2.1.3.2.1.Dimensão Econômica
A dimensão econômica de uma organização é o status geral do sistema econômico
no qual a organização opera. Os fatores econômicos importantes para os negócios
são a inflação, as taxas de juros e o desemprego.
Esses fatores da economia sempre afetam a demanda por produtos. Durante a
inflação, a empresa paga mais por seus recursos e, para cobrir os custos mais
altos, eleva os preços das commodities.
2.1.3.2.2.Dimensão Tecnológica
Denota os métodos disponíveis para converter recursos em produtos ou
serviços. Os gerentes devem ter cuidado com a dimensão tecnológica. A decisão
de investimento deve ser precisa em novas tecnologias e elas devem ser
adaptáveis a elas.
2.1.3.2.3.Dimensão sociocultural
Costumes, costumes, valores e características demográficas da sociedade em
que a organização opera é o que compõe a dimensão sociocultural do ambiente
geral.
2.1.3.2.4.Dimensão Político-Legal
A dimensão político-legal do ambiente geral refere-se à lei governamental
de negócios, relacionamento entre empresas e governo e a situação política
legal geral de um país.
Um bom relacionamento entre empresas e governo é essencial para a economia
e, mais importante, para os negócios. E a situação geral da implementação da
lei e das justiças em um país indica que há uma situação favorável nos negócios
em um determinado local.
2.1.3.2.5.Dimensão Internacional
Praticamente toda organização é afetada pela dimensão internacional.
Refere-se ao grau em que uma organização está envolvida ou afetada por empresas
em outros países.
Conceito de sociedade global trouxe toda a nação juntos e moderna rede de
comunicação e tecnologia de transporte, quase todas as partes do mundo está
conectada.
O ambiente de tarefas consiste em fatores que afetam diretamente e são
afetados pelas operações da organização. Esses fatores incluem fornecedores,
clientes, concorrentes, reguladores e assim por diante. Alguns exemplos são:
Concorrentes - Políticas da organização são frequentemente
influenciadas pelos concorrentes. As empresas do mercado competitivo estão
sempre tentando ficar e ir além dos concorrentes. Na atual economia mundial, a
concorrência e os concorrentes em todos os aspectos aumentaram tremendamente.
Clientes - “Satisfação do cliente”, o principal objetivo de toda
organização. O cliente é quem paga dinheiro pelos produtos ou serviços da
organização. Eles são quem proporciona os lucros que as empresas estão visando.
Fornecedores - Os fornecedores são os fornecedores de materiais de
produção ou serviço. Lidar com fornecedores é uma tarefa importante de
gerenciamento.
Reguladores - Os reguladores são unidades no ambiente de tarefas que
têm autoridade para controlar, regular ou influenciar as políticas e práticas
de uma organização.
As agências governamentais são o principal ator do meio ambiente e os
grupos de interesse são criados por seus membros para tentar influenciar
organizações e também o governo. Os sindicatos e a câmara de comércio são
exemplos comuns de um grupo de interesse.
Parceiros estratégicos - Eles são a organização e os indivíduos com quem a
organização é um acordo ou entendimento em benefício da organização. Esses
parceiros estratégicos influenciam de alguma forma as atividades da organização
de várias maneiras.
Ambiente Interno da Organização - Forças, condições ou arredores dentro dos limites da
organização são os elementos do ambiente interno da organização. O ambiente
interno consiste principalmente nos proprietários da organização, na diretoria,
nos funcionários e na cultura.
Os Proprietários - Os proprietários são pessoas que investiram na empresa e
têm direitos de propriedade e reclamações sobre a organização. Os proprietários
podem ser um indivíduo ou grupo de pessoas que iniciaram a empresa; ou que
comprou uma parte da empresa no mercado de ações.
Conselho Administrativo - O conselho de administração é o corpo diretivo da empresa
eleito pelos acionistas, e eles têm a responsabilidade de supervisionar os
principais administradores de uma empresa, como o gerente geral.
Funcionários - Funcionários ou a força de trabalho, o elemento mais
importante do ambiente interno de uma organização, que executa as tarefas da
administração. Funcionários individuais e também os sindicatos de trabalhadores
que ingressam são partes importantes do ambiente interno.
Cultura - Cultura organizacional é o comportamento coletivo dos
membros de uma organização e os valores, visões, crenças, hábitos que eles
atribuem às suas ações.
Clima organizacional - O clima de uma organização é um pouco como a
personalidade de uma pessoa. Assim como todo indivíduo tem uma personalidade
que o torna único e diferente de outras pessoas. Cada organização tem um clima
organizacional que a distingue claramente de outras organizações.
3.CONCLUSÕES
Findo o trabalho, coonclui que O ambiente organizacional diz respeito a
conjuntura de condições variadas, tanto externas como internas de uma
organização ou empresa e que possui a capacidade de afetar o desempenho do
empreendimento.
Concluí também que o ambiente geral consiste em fatores que podem ter um
efeito direto imediato nas operações, mas influencia as atividades da empresa.
As dimensões do ambiente geral são amplas e não específicas, enquanto as
dimensões do ambiente de tarefas são compostas pela organização específica.
4. Referência Bibliográfica
TOMANINI, Ambiente organizacional, disponível em: https://www.tomanini.com.br/ambiente-organizacional/, acesso aos 30/02/2021;
PASSEI DIRETO, Ambiente das Empresas, disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/1207317/ambiente-das-empresas, acesso aos 30/01/2021.
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